Por que decantar um vinho? | Joshua Adegas Climatizadas

Atualidades

Dicas e notícias sobre o universo das adegas


Por que decantar um vinho?

Por que decantar um vinho?

Você já ouviu sobre a importância de decantar um vinho? Essa é uma etapa importante para realçar os aromas e sabores da bebida antes da degustação, já que nem sempre basta abrir uma garrafa e servir em uma taça.

Continue lendo e descubra com a JOSHUA ADEGAS mais.

 

POR QUE DECANTAR UM VINHO?

Segundo o dicionário Michaelis, decantar significa “separar impurezas sólidas, sedimentadas no fundo de um recipiente, de um líquido; purificar”. Ou seja, a arte de decantar um vinho é para remover borras que aparecem por conta do processo natural em todos os rótulos.

O ato também auxilia a bebida a respirar, o que permite a total libertação dos aromas e sabores e é utilizado um decanter, uma “jarra” de vidro ou cristal com base larga e abertura estreita.

 

QUANDO FAZER ISSO?

A decantação vai depender do tipo de vinho. Os mais indicados a passar pelo processo são os vinhos antigos ou que ficaram muito tempo na garrafa, como os rótulos Bordeaux, Toscanos, Barolos e outros encorpados. Os tipos que devem ficar longe do decanter são vinhos delicados, muito simples e brancos leves.

 

COMO DECANTAR UM VINHO?

Primeiro, deixe o rótulo escolhido de pé por cerca de 12 horas e evite deitar ou balançá-lo nesse período. Depois, retire a cápsula que envolve o gargalo para que seja mais fácil de visualizar o movimento dos sedimentos.

Despeje com cuidado e lentamente o líquido no decanter. Algumas pessoas gostam de usar uma vela ou um foco de luz contra a garrafa para acompanhar melhor a borra.

 

DICA DA JOSHUA ADEGAS

Para perceber a mudança no sabor e no aroma do vinho, teste o rótulo antes e depois da passagem pelo decanter.

 

NOS ACOMPANHE NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES!

Você já nos segue no Instagram? Lá postamos conteúdos exclusivos de nossas adegas climatizadas móveis e personalizadas, além de informações sobre o universo do vinho. Clique aqui para seguir!

Pesquisar

Últimas Notícias

3 técnicas infalíveis para preservar o sabor dos vinhos na sua adega climatizada

Aceito os termos de uso e privacidade da Joshua Adegas Climatizadas.