Modelos de taça para cada tipo de vinho | Joshua Adegas Climatizadas

Atualidades

Dicas e notícias sobre o universo das adegas


Modelos de taça para cada tipo de vinho

Modelos de taça para cada tipo de vinho

Beber vinho é uma arte. Afinal, são tantos sabores e odores que não seria diferente com as taças. Os diversos modelos são para que os amantes da bebida possam apreciar os melhores aspectos, como o aroma e o paladar. Você sabe qual é a taça indicada para cada tipo de vinho? A JOSHUA ADEGAS explica.

 

MODELOS DE TAÇA PARA CADA TIPO DE VINHO

. Vinho tinto

Para o vinho tinto são indicadas taças maiores para valorizar os sabores e aromas intensos. Ao todo, são dois modelos mais conhecidos: bordeaux e borgonha. Para vinhos mais encorpados e com alta concentração de taninos, a taça bordeaux é a aconselhada por ter um bojo grande e a borda um pouco mais fechada. Já a taça borgonha tem um bojo maior que a bordeaux e com a borda mais larga, sendo a certa para os rótulos que os aromas são mais apreciados.

 

. Vinho branco

Por ser um vinho que deve ser consumido em temperaturas mais baixas, as taças para vinhos brancos são menores que as do tinto para a bebida não esquentar. Contando com uma aba estreita, que realça as notas de frutas, provoca o equilíbrio entre doçura e acidez.

 

. Vinho rosé

De sabor suave e frutado, o vinho rosé é servido em uma taça com tamanho menor e com o bojo largo. Esse formato permite que o frescor da bebida seja mantido e os taninos sejam valorizados.

 

. Vinho de sobremesa

Também conhecidos como fortificados, os vinhos de sobremesa são degustados em pequenas quantidades e por isso suas taças devem ser bem pequenas e com a boca estreita, para que eles cheguem diretamente à ponta da língua.

 

. Espumante

As taças indicadas para os espumantes são chamadas de flûte. Com um formato mais longo e estreito, esse modelo valoriza as bolhas da bebida e ajuda a direcionar os aromas para a região do nariz, mantendo o equilíbrio entre a acidez e o sabor.

 

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA TAÇA ISO?

A taça ISO (International Standards Organization) é um modelo coringa. Desenvolvida para poder servir todos os tipos de vinho. É comum encontrá-la em ocasiões onde serão experimentados os mais variados tipos da bebida já que não prejudica as características.

 

DICA DA JOSHUA!

Não é necessário ter todos esses modelos de taça em casa, mas a nossa dica para você ter um jogo “completo” e poder saborear os mais variados vinhos, é investir em modelos básicos como: uma taça para brancos e rosés, duas para os diferentes tipos de tintos e uma para espumantes.

 

Assim como cada vinho tem um modelo de taça indicado para degustar, suas garrafas precisam de uma adega climatizada para serem conservadas e você poder aproveitar em ocasiões especiais com um ótimo rótulo. Você já conhece a nova linha de adegas móveis da JOSHUA? Com modelos a partir de R$ 10.000,00, você poderá ter qualidade, sofisticação e beleza em seu ambiente. Clique aqui para conhecê-las.

Pesquisar

Últimas Notícias

3 técnicas infalíveis para preservar o sabor dos vinhos na sua adega climatizada

Aceito os termos de uso e privacidade da Joshua Adegas Climatizadas.