De onde vem os aromas do vinho? | Joshua Adegas Climatizadas

Atualidades

Dicas e notícias sobre o universo das adegas


De onde vem os aromas do vinho?

De onde vem os aromas do vinho?

Antes de degustar uma taça de vinho é comum as pessoas sentirem o aroma. Nesse gesto é possível perceber os mais variados cheiros que não possuem nenhuma ligação direta com a uva e é nesse momento que surge a dúvida de onde é que eles vêm.

Há alguns fatores que determinam o aroma do vinho e a JOSHUA ADEGAS compartilha um conteúdo especial para você perceber os odores em sua próxima taça.

 

A COMPOSIÇÃO DO AROMA DO VINHO

O aroma do vinho é formado por vários compostos voláteis que aparecem por conta da uva utilizada e pelo processo de vinificação. Esses compostos se desprendem do líquido por causa do álcool e são eles os responsáveis pelos cheiros familiares. Os aromas são divididos em três tipos: os primários, secundários e terciários.

 

TIPOS DE AROMAS

1. Aromas primários

Sendo originários da uva, os aromas primários também são conhecidos por varietais. Alguns resultam por conta da própria variedade da uva, já outros são criados durante o processo de fermentação. O aroma primário pode variar entre flores, vegetais, ervas, frutas, especiarias e minerais. 

 

2. Aromas secundários

Os aromas secundários se definem pelas técnicas de fermentação da bebida e a passagem por barricas. Alguns vinhos lembram o cheiro de baunilha, coco, cravo, chocolate, pão torrado, levedura, leite, brioche, manteiga, conservas e geleia.

 

3. Aromas terciários

Esse odor se desenvolve ao longo dos anos, em apenas alguns vinhos e suas fontes são as barricas de carvalho e/ou envelhecimento em garrafas. Enquanto os primários e secundários são chamados por aroma, esse tipo recebe o termo bouquet por conta da evolução e da maturação da bebida.

Os bouquet mais reconhecidos são cacau, mel, café, folhas secas, caramelo, cogumelos, cedro, trufa, couro, alcatrão, tabaco, baunilha, camomila, eucalipto, frutas secas e nozes.

 

Ao adentrar no universo dos vinhos tente reconhecer os aromas e se já está, os celebre! E para não o perder suas características, uma adega climatizada é essencial. A JOSHUA ADEGAS trabalha com duas linhas de adegas climatizadas:

. as personalizadas para ambientes residenciais e empresariais. Elas são projetadas de acordo com cada objetivo e necessidade;

. as móveis, que são lançamentos, para aqueles cantos especiais. São 8 opções para levar mais encanto, sofisticação e cuidar de seus vinhos. Entre em contato com um dos nossos profissionais e solicite um orçamento.

Pesquisar

Últimas Notícias

3 técnicas infalíveis para preservar o sabor dos vinhos na sua adega climatizada

Aceito os termos de uso e privacidade da Joshua Adegas Climatizadas.