A história do vinho além das civilizações | Joshua Adegas Climatizadas

Atualidades

Dicas e notícias sobre o universo das adegas


A história do vinho além das civilizações

A história do vinho além das civilizações

A história do vinho é tão antiga que é possível encontrar históricos da bebida em diversas civilizações antigas. Que tal embarcar nessa jornada com a JOSHUA ADEGAS e descobrir um pouco sobre a história do vinho em alguns povos da antiguidade?

 

O ANCESTRAL DO VINHO

A bebida indiana conhecida como Soma também era fermentada e era utilizada em rituais religiosos, produzida com o sumo da planta Asclepias acida, sendo uma possível ancestral do vinho. O licor da planta recebe o nome de Vena e é por conta dele que os termos que identificam o vinho produzido de uvas viníferas possuem semelhança com a palavra, como por exemplo, vinus em latim, vino em italiano e em espanhol, wine em inglês e win em alemão.

 

O VINHO E AS CIVILIZAÇÕES

Alguns hieróglifos egípcios de 2500 a.C. já descreviam vários tipos de vinhos e é possível encontrar registros sobre o cultivo, cuidado e preparo da bebida em templos. Os egípcios foram os responsáveis pela expansão do vinho pelo mundo antigo e pela técnica de fermentação, tanto que a prática criada por eles se espalhou entre os judeus, árabes e gregos.

 A bebida foi introduzida na Grécia pelos fenícios por volta de 3000 a.C. e, por conta das conquistas de Alexandre, o Grande o vinho foi espalhado pela Europa ocidental. Os gregos, assim como os egípcios, também auxiliaram na produção do vinho com uma técnica para o envelhecimento da bebida.

A bebida dos deuses chegou em Roma por volta de 1000 a.C., mas só após a Batalha de Cartago que o vinho começou a ser apreciado na cidade. Com o desenvolvimento da agricultura, os romanos passaram a se dedicar ao cultivo das uvas e na produção do vinho. São eles os responsáveis por catalogar e classificar os diversos tipos de uvas e os primeiros a usar garrafas de vidro para armazenar o líquido.

 

O VINHO E AS MITOLOGIAS

O deus Rá, na mitologia egípcia, foi o responsável por introduzir o vinho, quando utilizou a bebida para entreter a deusa Hator que desejava destruir a humanidade. Como uma oferenda e lembrança do que o deus solar fez, os egípcios usavam o vinho em todas as festividades religiosas nas quais a deusa era homenageada.

O vinho é considerado pelos gregos como a bebidas dos deuses, principalmente por ser uma dádiva de Dionísio. Algumas das lendas dizem que depois de um período peregrinando pelo Egito, Síria, Índia e Frígia, Dionísio encontrou a deusa Cibele que o iniciou no cultivo da uva e na produção do vinho.

Na mitologia cristã, o vinho é apresentado como um dom divino sendo cultivado após o dilúvio por Noé, depois da arca parar no monte Ararat. Também é possível encontrar na Bíblia outras falas sobre a bebida, como em João 15-1 com Cristo dizendo “Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor”.

Na mitologia persa eles acreditavam que uma princesa decidiu se suicidar após perder o afeto do rei com uma taça de suco de uva “estragado”. Ela notou que as uvas fermentadas não produziam veneno algum e sim uma bebida extremamente deliciosa.

 

O VINHO NA ATUALIDADE

Atualmente o momento máximo da apreciação de um bom vinho está associado a uma adega perfeita que resulta qualidade e personalidade e, por isso, nesses mais de 40 anos de atuação da JOSHUA ADEGAS, já são cerca de 5 mil adegas exclusivas entregues em todo o país e também no exterior.

Cada adega é parte de uma experiência profundamente íntima e pessoal, capaz de criar e fortalecer laços de amor, cumplicidade e amizade, portanto, as adegas fazem parte da história na atualidade.

 

DICA DA JOSHUA ADEGAS

São inúmeras histórias do vinho, mas uma coisa é fato: isso não anula a tradição de um bom vinho, principalmente se for conservado em uma adega climatizada com tradição como as da JOSHUA ADEGAS. E, enquanto essa fase de isolamento em suas casas não passa, planeje sua adega. Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp e solicite o orçamento de uma adega climatizada exclusiva para você.

Pesquisar

Últimas Notícias