Você já ouviu falar na roda de aromas? | Joshua Adegas Climatizadas

Atualidades

Dicas e notícias sobre o universo das adegas


Você já ouviu falar na roda de aromas?

Você já ouviu falar na roda de aromas?

Em nosso blog, já falamos sobre os aromas dos vinhos, mas hoje iremos abordar sobre a roda de aromas: uma ferramenta que auxilia os apreciadores de vinho a reconhecerem com mais facilidade os odores presentes na bebida. Quer descobrir como decifrá-la? A JOSHUA explica.

 

COMO SURGIU A RODA DE AROMAS?

Criada na década de 1970 pela Dra. Ann C. Noble, da Universidade da Califórnia, a roda de aromas é um guia visual que serve como referência para analisar os cheiros presentes no vinho.

Usada tanto por iniciantes quanto por experientes, a roda de aromas estabelece categorias que podem ser percebidas como frutas, flores, ervas, especiarias, vegetais etc., e também algumas notas olfativas dificilmente notadas como fundos terrosos ou frutas específicas.

 

COMO FUNCIONA?

A roda de aromas é dividida em três níveis de informação para os apreciadores conseguirem entender de maneira intuitiva.

– Círculo interno: referente à macro família, divide 12 categorias que envolvem as demais;

– Divisão intermediária: são os grupos mais abrangentes que, durante a degustação, guia até a conclusão final;

– Círculo externo: contendo os 88 aromas propostos pela Dra. Ann C. Noble, o círculo externo é a síntese da análise olfativa.

Sendo uma referência para treinar as sensações e memórias olfativas da bebida, a roda de aromas é uma aliada para quem deseja desenvolver as experiências enológicas. Mas dependendo do país, como é o caso do Brasil, existem muitos aromas que não estão presentes na ferramenta e são bem comuns, por isso podem aparecer em sua degustação e agrupá-los na categoria que mais condiz com o odor.

 

Agora que você já conhece um pouco sobre a roda de aromas, que tal escolher um bom vinho para degustar e fazer o teste para tentar descobrir quais os odores presentes na bebida?

 

VOCÊ JÁ SEGUE A JOSHUA NO INSTAGRAM?

Na rede social postamos diversos conteúdos especiais sobre nossas adegas climatizadas e o universo do vinho. Clique aqui e vivencie novos conteúdos!

 

Pesquisar

Últimas Notícias

3 técnicas infalíveis para preservar o sabor dos vinhos na sua adega climatizada

Aceito os termos de uso e privacidade da Joshua Adegas Climatizadas.